Imagem capa - Falta de Ar na Gravidez por André Luiz
Gestantes

Falta de Ar na Gravidez



Uma leve sensação de falta de ar é normal durante a gravidez, principalmente no final, desde que não seja acompanhada de outros sintomas, como febre. Se você já tinha asma ou problemas respiratórios antes de engravidar, fale com o médico.


Estou com falta de ar ultimamente. É normal?

É bastante comum ter falta de ar ao longo de toda a gravidez. Ela pode aparecer no primeiro ou no segundo trimestre da gestação, e atinge ainda mais quem ganha muito peso ou está esperando gêmeos ou mais bebês.


Nos estágios finais, o útero começa a pressionar o diafragma contra os pulmões, e a sensação de falta de ar fica mais frequente, em especial se o bebê está mais para cima na sua barriga.


Na verdade, é mais uma sensação do que uma dispneia propriamente dita. A falta de ar também é atribuída, além das causas mecânicas, ao aumento da concentração de progesterona no corpo.


Caso você tenha falta de ar e febre, ou se a falta de ar for muito repentina e forte, com desmaio, procure atendimento médico imediatamente.


Quanto tempo essa sensação vai durar?

Na maioria das mulheres grávidas pela primeira vez, o bebê "encaixa" na pelve por volta de 36 semanas. Com isso, a barriga fica mais baixa e a falta de ar costuma melhorar.


Se ainda falta muito para você chegar lá, experimente fazer um pouco de atividade física moderada . Estar fora de forma contribui para a sensação de falta de ar.


Atividade física moderada quer dizer que, mesmo enquanto se exercita, você consegue manter uma conversa sem perder o fôlego.


Quando a falta de ar passa a ficar preocupante?

A falta de ar é normal durante a gravidez, mas se você tiver outros sintomas alarmantes, como dor no peito, palpitação, coração disparado ou pés e mãos gelados, procure o médico.


A dispneia também pode ser sinal de anemia. Peça ao seu médico um exame de sangue se faz tempo que você fez o último. Se você tiver asma, discuta o problema com o obstetra.


A falta de ar afeta o bebê?

Não. Fique tranquila, seu bebê vai receber o oxigênio de que precisa. Seu sistema respiratório se adapta durante a gravidez para que seu corpo processe o oxigênio com mais eficácia.


 http://brasil.babycenter.com/a1500465/falta-de-ar-na-gravidez#ixzz4E6LgGemJ